terça-feira, 19 de julho de 2011

Alegria, alegria



O primeiro projeto cultural da nova gestão estadual foi lançado na manhã de ontem, no Teatro Alberto Maranhão. O Agosto da Alegria aproveitou o mês dedicado ao folclore para oferecer mais de 30 dias de programação artística representada por diversas manifestações da cultura popular. A intenção citada pela governadora Rosalba Ciarlini no discurso é tornar o evento uma referência nacional e, "quem sabe", internacional. A ideia é aumentar a participação dos municípios potiguares e de grupos artísticos dos bairros de Natal nos próximos anos.

Entre as principais atrações, shows de Jorge Aragão junto com quatro escolas de samba de Natal; o sanfoneiro cearense Waldonys e o flautista e compositor potiguar Carlos Zens; o pernambucano Antônio Nóbrega e Dona Edith de Pium; Isaque Galvão, Khrystal e Orquestra Sinfônica; o pernambucano Siba e Fuloresta do Samba; o cantador popular Santana acompanhado da apresentação das quadrilhas juninas campeãs, e ainda apresentação de violeiros, concerto com o Coral Harmus, e Lutheria de Rabeca.

Agosto é o mês no qual se comemora, no dia 22, o Dia do Folclore. Além do maior nome do folclore brasileiro, Luís da Câmara Cascudo, o estado potiguar detém entre os grupos autênticos sobreviventes o Caboclinhos de Ceará-Mirim e o Fandango e Chegança de Canguaretama. Dados do IBGE colocam o RN no 3º lugar no ranking brasileiro entre os estados que apresentam cultura popular e em mais de 70% dos municípios constatou-se que existe algum tipo de manifestação popular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário