quinta-feira, 14 de julho de 2011

Olho vivo


As doações de córneas no Rio Grande do Norte receberão um novo incentivo com o lançamento da campanha do Governo do Estado na próxima sexta-feira (15) em prol da doação de córneas. A parceria entre a Central de Transplantes e o Banco de Olhos dará vida a campanha "Fila Zero de Córnea" que pretende atuar na diminuição da fila de transplante de córnea no Rio Grande do Norte.

De acordo com o coordenador da Central de Transplantes, Rodrigo Furtado, a campanha pretende "zerar" a fila de espera por córnea até o final deste ano. "A fila de 2011 começou com 170 pessoas no aguardo e, no momento, já está com 90”. O foco da campanha será direcionada a quatro pontos: o primeiro é que todos os hospitais conveniados ao SUS, que estejam aptos a fazer a captação de córnea com serviço social e enfermagem, comecem a notificar à Central de Transplantes todos os pacientes que forem a óbito.

O segundo ponto é que a Central possa fazer cobertura em todos os hospitais aptos à captação de córnea para a abordagem familiar nos momentos nos quais a equipe de serviço social não esteja presente. O terceiro ponto é que os parceiros da Central de Transplantes e do Banco de Olhos, como o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), possam oferecer uma estrutura mínima adequada para o transplante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário